THE BANNER SAGA 2
1º Trimestre | PC, PS4, Xbox One
O primeiro jogo é um daqueles casos em que não há trailer que lhe valha e em que vídeos de jogabilidade fazem mais mal do que bem. Afinal quem quer ver outro jogador a ler linhas de texto e diálogo e a travar combates por turnos? Adiei a compra e o interesse por The Banner Saga durante vários meses, talvez um ano, acabando por comprá-lo movido por um misto de “caridade” e enfado nuns saldos do Steam. Depois de o jogo me ensinar que os tutoriais e dicas são úteis, nomeadamente a parte sobre evoluir as personagens, voltei ao início para começar com o pé direito (algures pelo caminho tinha perdido o esquerdo com tanta pancada que levei).
Com 28 anos, há poucos jogos que me fazem ignorar o tempo e o sono ao ponto de dar por mim às cinco da manhã a pensar “só mais um combate”. The Banner Saga não só tem uma história fantástica e um sistema de combate conceptualmente simples mas tacticamente exigente, como cumpre com uma promessa sistematicamente quebrada pelos grandes estúdios. As escolhas condicionam tudo e muitas vezes o jogador é obrigado a escolher o menor de dois (ou três males). É uma espécie de Game of Thrones com vikings de certa forma. Salvo uma criança de uma casa em chamas ou os mantimentos que impedirão 50 pessoas de morrer à fome? Não é fácil dizer “que se lixe o miúdo”, mas a verdade é que o deixei assar.
The Banner Saga 2 continua no momento exacto em que o primeiro jogo terminou, sendo a segunda parte de uma trilogia. A equipa do Stoic Studio promete combates mais dinâmicos, novas personagens e sistemas de gestão da caravana (um aspecto central de The Banner Saga). Mas estas coisas terão tanto efeito como os trailers e vídeos de jogabilidade para quem não jogou. A única coisa que posso dizer é que quem gosta de fantasia, estratégia e histórias que nos agarram de surpresa e nos esmagam com as nossas escolhas, The Banner Saga é um título obrigatório. Depois não restarão dúvidas sobre o porquê do hype que envolve a espera por The Banner Saga 2.
E a banda sonora é composta por Austin Wintery. *micdrop*