Não, este não é um texto sobre o Benfica Bicampeão. É uma reflexão sobre um flagelo real, que afeta diariamente os jogadores, especialmente ali nos meses de maio e julho. Chamemos-lhe as alergias da indústria. E tanta que é a comichão!
Refiro-me aos rumores de jogos que todos queremos há anos que realmente subam ao palco da E3, que sejam confirmados, vejam a luz ao fundo do túnel. Aqueles maldosos que crescem como cogumelos na aproximação do evento e fazem os fãs gritar “AGUENTA CORAÇÃO” a cada nova notícia, referência, website falso…
A motivação para vos falar deste efeito pré-E3 foi mais um rumor, desta vez em relação a Shenmue 3, um dos jogos que guardo no cantinho escuro do “epá quero tanto, mas mais rumores não”. Para quem já percebeu do que escrevo, será fácil adivinhar o que se seguiu na minha cabeça:
– É mentira, não vou abrir!
– Ok, se calhar posso só ir ler para estar informada, afinal há um podcast para fazer…
– (ao ler) Epá, outra vez. É mesmo mentira!!
– (depois de ler) Não vai acontecer, mas podia…será que vai? Não, não, NÃO!!!!!
Claro que nada disto é novidade. O ano passado já tinha sido complicado, especialmente porque acho que nunca tinha visto tantas manobras de diversão em relação a Fallout 4. Entre websites, registos e comunicados, acho que a cereja no topo do bolo da crueldade foi mesmo o TheSurvivor2999 que, depois de um mês de crescendo, se revelou ser mais um ardil.

Este ano, ainda a procissão vai no adro e já se lê mais do mesmo. Acho que o efeito é nefasto: já ninguém acredita, melhor, todos têm medo de acreditar, nem que seja por um segundo. É por isso que quando me perguntam se Fallout 4 vai estar na E3 eu digo que não, mas desejo secretamente que sim.
Por esta altura podem pensar que estou a dramatizar e que, calma, o mundo não vai acabar, mas certamente não sou a única jogadora a pensar isto. Acredito que somos uma legião de fãs desgraçados que, admitindo ou não, carrega em tudo o quanto é notícia para depois soltar um “isto deve ser mentira”.
É claro que não se chega ao ponto de ficar em posição fetal num quarto escuro, mas eu sei que sentem as minhas palavras. Certo?!
Não consigo evitar o paralelismo com as relações falhadas, em que se termina com alguém (ou alguém connosco) e essa pessoa teima em aparecer em tudo quanto é sítio. É como estes jogos: não os queres ver para não te desiludires, mas PUMBA lá estão eles outra vez.
Rick Rolled!!
Não se podem culpar as editoras nem produtoras, afinal, o silêncio é de ouro no crescendo do “hype”, mas também o é o desmentir de rumores nos Twitter’s oficiais (obrigada, Bethesda!). Mas podem culpar-se os torturadores que acordam para a vida nesta altura e desatam a regozijar com a desgraça dos outros – vejam aqui.
Não querendo tornar este um texto só sobre o Fallout 4, não poderei deixar de dizer que é um dos jogos que, nos últimos tempos, mais tem sofrido deste efeito pré-E3 de que hoje vos falo. Haverá tantos outros que, se calhar, nem conheço por não ser fã. Sim, porque acho que os verdadeiros fãs é que embarcam neste circo todo.
Este ano, no entanto, há uma confirmação oficial: a Bethesda vai ter uma apresentação. Não há dúvidas, eles vão mesmo estar lá… Se o Fallout 4 vai ser anunciado? Eu digo que não…mas espero que sim!