Updates e Patches
Ainda no tempo em que a Internet não era um bem essencial, quando um jogo chegava às lojas não havia volta a dar: o jogo era aquele, com os erros e problemas (hilariantes ou só frustrantes) que tivesse. Hoje, arrisco dizer, é raro o jogo que não leva um remendo no dia de lançamento.
O ponto positivo? Os jogadores já não têm de se resignar e contornar quaisquer problemas que o jogo tenha; os produtores podem intervir e corrigir os erros. O ponto negativo? Com a possibilidade de corrigir possíveis problemas após o lançamento, a pressão para lançar um título tão perfeito quanto possível desaparece.

Sem surpresas, a quantidade de jogos que chegam hoje ao mercado em condições deploráveis é absurda. Pior, não são apenas os erros e falhas que mancham as experiência, mas há partes dos jogos que acabam por ser excluídas para um lançamento posterior. É o caso do PvP de Diablo III, que chegou à Battle.net quase um ano depois e longe de cumprir com o prometido, revelando-se um modo de duelo básico. Um caso mais recente é o dos assaltos orquestrados na componente online (Heists) de GTA V, que, após sucessivos atrasos, foi incorporado no jogo um ano e meio depois do lançamento do mesmo.
Há incontáveis maus exemplos, mas também há bons. No universo dos MMORPG updates e patches são algo incontornável, dada a escala dos projectos. É preciso limar arestas à medida que os problemas vão sendo encontrados, mas, mais importante ainda, é preciso manter os jogadores interessados. Por isso, os produtores aproveitam para expandir a experiência com mais conteúdo. Da mesma forma, a EA Canada sabe que terá de manter as bases de dados de FIFA actualizadas, dada a natureza mutável do mundo do desporto, e faz um belo trabalho.

Não obstante, a prioridade parece ser fazer chegar o jogo à loja e só depois pensar em corrigir os erros que certamente existirão. Sem aparente vontade de mudar por parte das produtoras e editoras, este mal da indústria só tem uma solução: o jogador esperar que os títulos cheguem ao mercado e confirmar ao certo qual é o conteúdo que trazem consigo antes de os comprar – o que nos leva ao próximo ponto.